Monday

Conceitos




Mare liberum - no século XVII o poderio de Portu­gal e da Espanha decaiu e os países do Norte da Europa entraram na concorrência do comércio colonial e, consequentemente, da navegação nos mares: a teoria do mare liberum (mar livre) ven­ceu a do mare clausum; o monopólio ibérico defi­nido no Tratado de Tordesilhas foi substituído pela concorrência dos mares.

Companhias de comércio -
grandes sociedades comerciais, geralmente com muitos sócios e com vultoso capital, constituídas nos séculos XVII e XVIII, para praticar o grande comércio ultramarino (das especiarias, do açúcar, dos escravos.. .). Um dos sócios podia ser o Estado.

Bolsa - estabelecimento oficial onde se reúnem homens de negócios ou seus representantes para comprar e vender títulos de crédito (acções).

Banco - estabelecimento de carácter financeiro onde se realizam operações de depósito, câmbio, desconto ou empréstimo, e, em alguns casos, emissão (de notas).

Acumulação de capitais - elemento motor do sis­tema capitalista, que visa a criação de condições que permitem o aumento ininterrupto do capi­tal das empresas de modo a alcançar um acrés­cimo de produção através do reinvestimento.

Capitalismo comercial - sistema económico através do qual os lucros obtidos por meio de actividade mercantil eram novamente reinvestidos propor­cionando novos lucros (as mais-valias).

1 comment:

Anonymous said...

obrigado por esta informaçao ajudou-me muito para o teste.