Tuesday

Objectivos de Aprendizagem



Conhecer e compreender o Antigo Regime europeu a nível político e social 

1. Definir Antigo Regime.
2. Reconhecer o absolutismo régio como o ponto de chegada de um processo de centralização do poder régio iniciado na Idade Média.
3. Identificar os pressupostos fundamentais do absolutismo régio, nomeadamente a teoria da origem divina do poder e as suas implicações.
4. Reconhecer a corte régia e os cerimoniais públicos como instrumentos do poder absoluto.
5. Caracterizar a sociedade de ordens de Antigo Regime, salientando as permanências e as mudanças relativamente à Idade Média.
6. Destacar a relevância alcançada por segmentos da burguesia mercantil e financeira nas estruturas sociais da época.

Conhecer os elementos fundamentais de caracterização da economia do Antigo Regime europeu

1. Reconhecer o peso da economia rural no Antigo Regime, sublinhando o atraso da agricultura devido à permanência do Regime Senhorial.
2. Salientar a importância do comércio internacional na economia de Antigo Regime.
3. Explicar os objectivos e medidas da política mercantilista.

Conhecer e compreender os elementos fundamentais da arte e da cultura no Antigo Regime 

1. Caracterizar a arte barroca nas suas principais expressões.
2. Reconhecer a importância do método experimental e da dúvida metódica cartesiana para o progresso científico ocorrido.
3. Reconhecer a consolidação, nestes séculos, do desenvolvimento da ciência e da técnica, referindo os principais avanços científicos e os seus autores. 



Materiais


Sunday

Perguntas e Respostas




O que foi o Antigo Regime?


R. O antigo Regime foi um período histórico entre os séculos XVI e XVIII. Caracterizou-se, politicamente, pelo poder absoluto do rei, socialmente, pela estratificação da sociedade em três ordens e, economicamente, pelo predomínio do sector agrícola, pelo capitalismo comercial e pelas tentativas mercantilistas. Em termos artísticos foi o tempo da arte barroca.



Que fez o Conde da Ericeira aquando da crise comercial de 1670?

Aplicou medidas mercantilistas que visavam aumentar a capacidade industrial do país e reequilibrar a sua balança comercial, no sentido de o tornar menos dependente do exterior.



O que é o mercantilismo?

E uma doutrina económica que defende que a riqueza de um Estado está na quantidade de metais preciosos que possui. Para fazer com que eles entrem no país é preciso ter uma balança comercial favorável. Esta consegue-se quando há um aparelho produtivo capaz de responder às necessidades do mercado interno e de produzir para exportação.



Quais eram os estados ou ordens da sociedade do Antigo Regime?

O clero, a nobreza e o terceiro estado. Os dois primeiros eram privilegiados, o terceiro, não. Do terceiro estado faziam parte camponeses, artesãos, assalariados rurais e urbanos e a burguesia.



O que foi o absolutismo?

O absolutismo foi o sistema político que vigorou em quase toda a Europa durante o Antigo Regime. O sistema permitia ao rei controlar todos os poderes (legislativo, executivo e Judicial).



Também houve absolutismo em Portugal?

Claro que sim. Os reis que melhor simbolizam este tipo de poder em Portugal são: D. Pedro II (1 683-1706), D. João V (1706-1 750) e D. José I (1 750-1777).



Quem foi Luís XIV?

Luís, o Grande, foi rei de França entre 1643 e 1715. É considerado o símbolo máximo do poder absoluto. O fausto da sua corte foi imitado pelos outros monarcas da Europa.



Quem foi o Marquês de Pombal?

Sebastião José de Carvalho e Melo, isto é, o Marquês de Pombal, foi Ministro de D. José I.

Primeiro, secretário dos Negócios Estrangeiros e, depois, secretário dos Negócios do Reino.

Ficou célebre pelas perseguições que moveu à nobreza e ao clero, opositores naturais à afirmação do poder régio que ele tanto defendia. Mas deve-se-lhe também reconhecer a sua capacidade governativa e o esforço que dedicou à modernização do país: reformou as instituições administrativas, reformou o ensino, reconstruiu Lisboa depois do terramoto, acarinhou o comércio e a indústria...



0 que é o despotismo iluminado?

O despotismo iluminado é uma forma de governo que confere ao rei um poder absoluto, mas iluminado pela razão, para o bem-estar e a felicidade da Nação. Em Portugal, D. José I e o seu primeiro-ministro, Pombal, enquadraram-se nesta forma de governar.



Como ficou a capital após a reconstrução?

Ficou mais moderna e funcional, com as suas ruas, praças e casas traçadas a régua e esquadro. Esta geometria foi ditada pelo Marquês. Não se ergueram palácios e as igrejas não puderam subir mais do que os outros prédios, que eram todos iguais. O Terreiro do Paço muda de nome para Praça do Comércio (à volta vivem os burgueses mais ricos). No centro está o rei a cavalo, numa estátua de Machado de Castro e, ao fundo, o arco do Triunfo que abre para a Rua Augusta.


Quiz






Saturday

Arte do Barroco

Esquema Conceptual


Mercantilismo em Portugal



Sociedade de Antigo Regime



 






Absolutismo



Economia Global XVII-XVIII

Rotas e Produtos do Comércio Triangular

Com o declínio do comércio oriental, desenvolveu-se um intenso tráfico comercial entre a Europa, a África e a América: o comércio triangular.
Os mercadores europeus, em especial ingleses, holan­deses e franceses, transportavam para a costa ocidental africana produtos manufacturados, aí adquiriam escravos que transportavam para as Américas, e aqui carregavam produtos tropicais (açúcar, tabaco, algodão, café) e metais preciosos para os mercados europeus.
Grandes centros distribuidores das merca­dorias recebidas de além-mar, as grandes cidades europeias conhecem um crescimento invulgar. Depois de Lisboa, Antuérpia e Sevilha, no século XVI, Amsterdão e Londres tomaram-se os grandes centros do comércio internacional nos séculos XVII e XVIII, respectivamente.